PASTORAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS
A Pastoral de Comunicação e Eventos da Paróquia Assunção de Maria, foi criada em maio de 2008 pelo Pe. Severino e tem como objetivo a comunhão, a confraternização dos membros da nossa paróquia, integrando a comunidade, promovendo a harmonia nos festejos, com o comprometimento de todos, despertando o respeito e o ânimo dos paroquianos na construção de uma comunidade que caminha nos caminhos de Jesus. Organiza os eventos da paróquia contando com um planejamento e infra-estrutura com equipes responsáveis pela ambientação, barracas, divulgação, tesouraria. Também visa promover uma comunicação mais eficiente entres as pastorais da paróquia, colaborar com os informes das demais pastorais, integrar a juventude nas atividades de comunicação, efetuar as comunicações nas celebrações, capacitar as equipes litúrgicas para uma comunicação eficaz, capacitar os catequistas na utilização de recursos de comunicação para seus encontros e estabelecer relações e diálogo com os meios de comunicação em massa.
A equipe reúne-se toda primeira segunda-feira de cada mês e realiza dois retiros anuais para aprofundar sua espiritualidade.
Coordenadora: Maria Alcina Silva dos Santos
Vice-Coordenadora: Maria José (Zezé)
Tesoureira: Lúcia Aguiar
PASTORAL DA SAÚDE
A Pastoral da Saúde foi instituída pelo então Papa João Paulo II em 1985, no intuito de tornar presente sempre a ação salvífica de Cristo, onde todo o sofrimento é vencido pelo amor. E esta ação salvífica de Deus opera-se pelo dar mais saúde a cada pessoa. O acompanhamento do ser humano acontece em seu todo, para este poder vencer os sofrimentos físicos, psicológicos, morais, sociais e espirituais.
A Pastoral de Saúde atua em 3 dimensões: Solidária, Comunitária e Político Institucional.
Na dimensão solidária, no contexto geral, a Pastoral contribui para a humanização e evangelização das estruturas, instituições e profissionais da saúde, a fim de cultivar valores humanos, éticos e cristãos.
Na dimensão comunitária, a Pastoral visa priorizar a educação transformadora, a partir da comunidade, sob o critério dos valores da justiça, solidariedade e mística cristã.
E, finalmente, na dimensão político institucional, a Pastoral da Saúde procura estabelecer canais de comunicação com instituições públicas e privadas que atuam na área de saúde e educação, visando definir estratégias e mecanismos que possibilitem ampliar a base de sustentação política para as novas práticas de saúde.
Saiba mais: http://www.pastoraldasaudeaor.com
Coordenação: Marluce Silva
PASTORAL DA CRIANÇA
Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres.
As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.Os líderes da Pastoral da Criança atuam na sua própria comunidade. Por viver no mesmo local, o líder conhece bem a família e as condições em que ela vive e, junto com ela, busca maneiras de melhorar a realidade. O líder também orienta as famílias sobre os seus direitos e deveres e contribui para prevenir a violência doméstica, levando a mensagem da paz, do amor e da solidariedade. As famílias acompanhadas se sentem amparadas e fortalecidas para buscar soluções para os problemas.
Entre as principais atividades desenvolvidas estão:
1. Acompanhamento das gestantes;
2. Acompanhamento das crianças menores de seis anos;
3. Promoção da Dignidade da Pessoa, Cidadania, Espiritualidade e Educação para a Paz.
Entre as principais atividades desenvolvidas estão:
1. Acompanhamento das gestantes;
2. Acompanhamento das crianças menores de seis anos;
3. Promoção da Dignidade da Pessoa, Cidadania, Espiritualidade e Educação para a Paz.
Ação no contexto familiar e comunitário - A Pastoral da Criança tem como foco do seu trabalho as crianças, mas os cuidados com as famílias e comunidades não podem faltar. É como diz a Dra Zilda Arns Neumann:“se as famílias vão bem, a criança vai bem”.
Ações Complementares - A entidade desenvolve algumas ações complementares que ajudam a reduzir a mortalidade infantil e promovem melhorias no contexto familiar e comunitário em que a criança está inserida. São elas:
- Alfabetização de Jovens e Adultos - Brinquedos e Brincadeiras
- - Controle Social das Políticas Públicas
- - Alimentação e Hortas Caseiras
- - Comunicação Popular
- - Capacitação para o trabalho
Saiba mais: http://www.pastoraldacrianca.org.br
Coordenadora: Cleonice (Nicinha)
Atuação: Capela Nossa Senhora das Graças
Capela São Paulo Apóstolo
Associação de Moradores da III Etapa de Rio Doce
PASTORAL DA PESSOA IDOSA
Saiba mais: http://www.pastoraldapessoaidosa.org.br/
PASTORAL DO DÍZIMO
A Pastoral do Dízimo tem como missão conscientizar todos os paroquianos sobre sua responsabilidade para com a comunidade paroquial onde vive e da qual faz parte. Mais do que fazer dinheiro e aumentar a renda da paróquia, o objetivo primeiro da Equipe de Pastoral do Dízimo é: a) conscientizar os fiéis sobre a dimensão bíblica, teológica e espiritual do dízimo; b) mostrar que o dízimo é um ato de fé, de esperança e de caridade; c) testemunhar a alegria de uma vida agradecida a Deus, através da oferta mensal do dízimo.
Para que aconteça uma Pastoral de Conjunto dinâmica e atuante, é necessário que todos contribuam. A participação não é meramente financeira, mas implica também na doação pessoal de talentos e do próprio tempo à comunidade. A Equipe da Pastoral do Dízimo tem, preponderantemente, o papel de conscientizar cada participante da comunidade sobre sua responsabilidade em contribuir em todos os sentidos para com essa mesma comunidade e toda a Igreja. (http://www.pastoraldodizimo.com.br/pastoral.html)
Coordenação:
PASTORAL FAMILIAR
A Pastoral Familiar tem como missão a evangelização e a promoção integral da pessoa e da família e como objetivo promover e defender a vida em todas as suas etapas e dimensões e os valores da pessoa, do matrimônio e da família.
Saiba mais: http://www.cnpf.org.br